\\ Pesquise no Blog

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

12 Homens e uma sentença

Acabo de ver o filme.
Incrível visualizar a situação que se apresenta começada.Se entendermos que o julgamento é uma história em si, o filme começa no final de uma história.Mas ele mesmo é um incrível mundo a parte.
Num cenário simples (12 homens sentados ao redor de uma mesa) sobra a beleza dos detalhes trazidos por cada personagem e pelo desenrolar do discurso,da ação.
É impressionante a dificuldade em assumir o compromisso de encarar a realidade:é preciso lidar com a decisão sobre a vida de um homem.
Como é atual.
Acho que a época do filme é essencial para a condução de seu discurso.Só uma sociedade que ainda responde por valores morais(não que nós não respondamos,mas acho que há uma diferença de tom/intensidade) poderia expor tão explicitamente o medo,o preconceito,a falta de responsabilidade e interação com o outro e com a realidade.(Nossa,soa tão patrulha da moral e dos bons costumes...difícil se fazer compreender...)
Acho que se este filme fosse filmado nos dias de hoje todos votariam culpado e o filme mostraria a questão voltando na vida de cada personagem fora da corte.Sei lá...
Tenho a sensação de que as pessoas hoje não reagem tão de pronto quando alguém grita com um senhor de idade.Não há mais tanto constrangimento em dizer foda-se.Não se cai em si tão facilmente por que se foi escroto.
Nossa,que difícil comentar um filme...
Os personagens são fantásticos.Fico pensando se o dragão é a realidade de ter que dar uma sentença que decide sobre a vida de um homem ou todos que votaram culpado ou o que votou inocente.São filhotes de dragões diferentes?Talvez.
Nós temos que enfrentar a realidade do suicídio de uma amiga que foi atravessada.É tão mais amplo que ter que dar o veredito...
Bem,vou assistir Festa de Família...volto já...

ps:Peguei na locadora hj,por uma semana: 12 Homens e 1 sentença, Festa de Família, As Invasões Bárbaras e Stalker.Se alguém quizer combinar algo,tamos aqui.É só dar um alô.