\\ Pesquise no Blog

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

As invasões.

Acabo de ver 'As invasões bárbaras'. Queria escrever aqui a minha admiração em ver um filme lindo e leve (e pq não engraçado ?) e que, ainda assim, fala de morte. Insisto em dizer que não é pq alguém morreu ou vai morrer que toda a atmosfera tem que ser sombria e pesada. Vendo os extras do filme, o diretor disse que "rescussitou" os personagens de "o declínio do império americano" pois estes personagens traziam a ironia, o sarcasmo, a alegria e leveza necessários para se falar de uma outra questão (agora importante a Arcand): a morte ou quando se quer dar um ponto final na própria vida. Segundo o diretor, foram várias as tentativas de se falar sobre a morte e em todos os roteiros havia algo de soturno e pesado que ele tentava lutar contra. E só conseguiu trazer a leveza necessária trazendo de volta aquele grupo de amigos.

Tenho a estranha sensação que "o declínio do império americano" só serviu para dar vida, 15 anos depois, ao outro filme. A importância de um, para mim, está em gerar o outro. Mesmo que isso não fosse meticulosmente pensado. Minhas questões acerca do primeiro filme se resolvem quando eu vejo o outro em sequência.

Enfim, deste filme o que fica para mim: vamos falar de morte mas pode ser legal, leve, engraçado.. óbvio que existem momentos e momentos mas até 'naqueles momentos' podemos rir do nosso infortúnio. Também somos um grupo de amigos. Também há um morte que nos ronda. Mas também podemos ser cínicos, irônicos, sexuais, inteligentes e perspicazes.

;)