\\ Pesquise no Blog

domingo, 22 de maio de 2011

Ensaio 20/05

Flavinha,Vitor,Dodo,Fred,Nina,Gustavo,Diogo e Marília.

Sentamos em roda,Vitor ainda por chegar,conversamos sobre as últimas postagens do blog.

Vitor chegou.

Tivemos tempo para conversar entre nós sobre os jogos que nos propusemos,entender as regras de cada jogo proposto,decidir ordem que realizariamos tudo.Decidimos tentar nãodeixar evidente que jogo era de quem.Iníciamos e entre cada jogo iriamos todos para fora da sala retomar regras e o que fosse preciso.Ordem proposta logo no início:jogo do Vitor,jogo da Nina,jogo da Marília,jogo da Dodo e jogo do Fred.

Começamos com o Vitor que já envolvia proposta de aquecimento.Desenvolvemos.Saimos.Voltamos para as raias e ações propostas pela Nina.Desenvolvemos.Saímos.Voltamos para o jogo que propus.Desenvolvemos,mas quando ele terminou(estávamos todos no chão,um deitado na barriga do outro) o movimento não foi de sair.Depois de um longo silêncio começamos a jogar o jogo do Fred,que também terminou em silêncio no chão.Desse momento emendamos no jogo da Dodô com todos levantando aos poucos.

Houveram adaptações ao longo da prática dos jogos.

Flavinha teve que ir.Sentamos em roda e Di perguntou porque só 3 jogos.Explicamos que após o terceiro um emendou no outro.De fora talvez tenha dado a impressão que estendemos demais ou faltou encerrar,mas de dentro acho que nos acompanhamos.Foi muito produtivo.

Me marcou especialmente: falar os textos no desequilíbrio proposto pelo Vitor,os gestos/ações propostos para cada personagem no jogo proposto por Nina(Rita:transferencia de peso aoencontrar Andreia,faz tchau para Inácio e logo o abraça como se não pudesse partir e levanta com a mão rosto de Cecília enquanto ela faz o mesmo gesto com Rita), Nina chamando o Dragão do quarto como se fosse um cachorro e propondo canções de ninar,as coisas que agregamos a história da Lilla no jogo do Fred (O que Lilla fazia quando fumava um...) e os agrupamentos/enfrentamentos e revelações que surgiram no jogo da Dodo (Nina,Fred,Vitor contra mim e Dodo neutra; eu neutra, Fred,Nina,Dodo contra Vitor;que mais?quais foram as revelações?;acho que tinha algo como:teremos que ficar amigos desse dragão.Cada um vai levar uma parte dele para casa).

obs: Jogo Vitor

1a parte: sistema para aquecimento.Todos passarão por: 20 abdominais,20 flexões,imitar lagarto, girar na parede) + anjinho feliz.

2a parte:terminado aquecimento procurar posição de desequilibro no espaço.Dali falar o último texto.Se desistir do equilíbrio sentar se a frente e dizer questões a cerca da competição (Vale a pena?Quem desiste não tentou?Tentou mais?Menos?)

Jogo Nina:

 Raias flexíveis pelo espaço.Cada personagem tem comandos distintos para operar ao encontra outros personagens.

Jogo Marília:

A partir do texto que inicia com Inácio dizendo: "Conta pra eles, Rita.",selecionei :"Tá um pouco na moda,né?Se matar?", "A boca do Inácio só se fecha com beijo,já perceberam?","Enquanto alguém não pula em cima dele ele não fica quieto.", "Eu não.Mas vamos fazer assim.Quem conseguir chorar primeiro pode exigir do outro que responda uma pergunta sua...Ou obrigar o outro a fazer alguma coisa!".

Tomei a liberdade de me apropriar para esse jogo da frase: "E só se fica mesmo amando bastante.",da postagem "Caminhada" e do último texto que recebemos.

Tendo como base o exercicio que fizemos quarta,dia 18/05,de percorrer o espaço de acordo com as indicações dadas no último texto (que começa com "Meninos?Tia Anita? A Rita chegou.Tem alguém aqui?")o jogo propunha usar a mesma estrutura de entradas e saidas,mas tracaríamos nossas falas por um fluxo continuo sobre o dragão que ali estava.Para conseguir responder ao outro era preciso pular sobre o outro e encher-lhe de beijos.Na medida que o texto fosse acabando, cada um a seu tempo se mataria,iria ao chão.O último que restasse poderia exigir do outro que respondesse uma pergunta sua...ou obrigasse o outro a fazer algo.

No início alguns entraram dando um pouco sua fala e depois entrando no fluxo sobre o dragão.No desenrolar desse jogo fomos desistindo de pular sobre o outro com beijos e no final  novamente não exigimos de alguém uma pergunta ou uma ação.

Jogo Fred:

Uma pessoa começa a falar sobre a Lilla e os outros interrompem dando contraponto,comentando e interferindo no que foi dito,negociando com quem fala.Todos passariam por esse lugar de falar da Lilla.

Jogo Dodo:

Três se posicionam contra um e quinto elemento fica neutro até por fim fazer intervensão reveladora.
Todos devem passar por todos os lugares.