\\ Pesquise no Blog

terça-feira, 26 de abril de 2011

ensaio 17

25/04, unirio, sala 301
flávia, fred, dominique, vítor, marília e nina.

PRÓLOGO

Eles se desentendem no momento em que começam a repartir as coisas da Lilla

Discussões mesquinhas, bobas, pequenas perto do que aconteceu e que abriu um buraco entre eles.

Odilon insiste em levar o quadro verde. Inácio quer o quadro verde.

Rita desiste de levar muitas coisas. Cecília fica chateada com Rita, diz que eles demoraram a fazer a divisão e que agora ela vai ter que refazer tudo. Inácio diz que não tem problema e que ele leva todas as coisas da Rita.
Cecília listando as coisas do Inácio: Inácio, leva todas as coisas da Rita mais a poltrona branca e etc.
Inácio pede o all star de zebra. Cecília diz que não, que o all star de zebra é dela.

Sentados no chão encostados na parede Inácio começa a provocar os amigos .
Rita diz que está com fome. Andréia diz que não trouxe nada para comer mas trouxe um vinho. Inácio acha aquilo o cúmulo, não trazer nada pra comer mas trazer um vinho, começa então a provocar Odilon:
Inácio: A Andréia trouxe uma ótima proposta, um vinho pro Odilon beber e dar o showzinho igual no dia do enterro.
Odilon: eu bebi, no dia do enterro eu bebi sim mas não foi vinho não, foi whisky
Inácio: Ah! Não foi vinho foi whisky e desde quando você tem dinheiro pra comprar Whisky?
Odilon: Porque você ta tão irritado com isso cara? Eu bebi mas fiquei na minha não fiz nada, eu te incomodei por acaso? Eu fiz alguma coisa de errado?
Inácio: Não não, imagina, foi muito bonito você interromper a tia Anita pra ler aquele textinho que vc escreveu no blog e depois cair debruçado no caixão dando o maior vexame.

Inácio imita o abajur que a Rita vai levar. Eles tiram o lenço do pescoço da Andréia e Rita cobre Inácio com o lenço como se cobrisse o abajur

Inácio com o lenço cobrindo o rosto começa a andar pelo espaço como se fosse um fantasma. Ele diz ser o fantasma da Lilla, ele diz ser a Lilla e nessa brincadeira estúpida e infantil ele provoca ainda mais os amigos

Depois da briga entre Inácio e Odilon, Rita pega o lenço e o ajeita no pescoço de Odilon

Depois da briga(diversas tentativas)
- Cecília não para de rir, o riso contagia a todos
- Eles se abraçam em duplas como no jogo do aquecimento de uso
- Ficam em silêncio. Inácio então dispara a falar sobre tudo o que está engasgado nele. - Fala da dor, da solidão, do desamparo, da saudade.
- Ficam em silêncio. Inácio revela que Lilla deixou uma carta para cada um deles. Diz que as cartas tem uma seqüência, que a carta dele começa no meio e que ele gostaria de ver a carta dos outros. Ele diz que as cartas estão em algum lugarr e que eles devem procurar.
Cecília se irrita com isso. Se irrita com essa atitude da Lilla, se pergunta o porque dessa atitude, dessa espécie de “gincana” que ela colocou ao grupo.

LEMBRANÇAS

Recordaram da viagem à praia que fizeram juntos, os cinco que ali estão e a Letícia. Se recordaram do momento em que comiam casquinha de siri, Lilla e Odilon disputavam quem comia mais e Odilon passou mal de tanto comer. Recordaram que ficaram na cada da praia da tia de terceiro grau da Cecília. A casa ainda existe. Recordaram que Lilla tinha frescuras, se dizia moça de família e que não iria dormir no mesmo quarto com dois rapazes (provavelmente primas da Cecília). Recordaram o dia em que foram na boate que se chamava Ubalu e que eles beberam muito e que a Lilla sempre que bebia tinha a mania terrível de falar inglês. Inácio recorda que tentava faze-la parar dizendo stop, mas mesmo assim ela não parava.Tentaram se lembrar da expressão que ela sempre usava e que eles achavam engraçada, com um certo esforço conseguiram se lembrar a expressão era: bateu o olho!

Curioso Odilon pergunta para Inácio qual foi a última vez que ele encontrou com Lilla. Ele diz que recentemente o contato que eles tinham era mais intenso através da internet.
Em seguida Odilon faz a mesma pergunta pra Cecília. Ela diz que acha que foi no Saara, as duas se encontraram no Saara e foram tomar um café.
Odilon primeiro se desculpa para em seguida perguntar à Andréia se por acaso a Lilla havia falado alguma coisa sobre o que ela iria fazer na noite anterior ao acontecimento, noite em que elas, Andréia e Lilla se encontraram. Andréia acha a pergunta desnecessária e não quer responder.
Rita se recorda de quando ia com Lilla pra fazenda e que ela tinha aquele cavalo, qual era mesmo o nome? Petulante, eles se recordam. A Lilla amava aquele cavalo: Petulante.

Inácio quer saber qual foi a última vez em que eles estiveram juntos. Todos juntos, os cinco e a Lilla. Aos poucos eles se recordam: foi na maternidade, no dia em que nasceu o filho da Marcinha. Eles saíram de lá e foram para um café. Ali foi a última vez em que estiveram os seis juntos.

Se recordam também do dia em que Andréia ofereceu um jantar pra eles no restaurante em que ela trabalhava. Andréia fechou o restaurante e cozinhou especialmente pra eles.

Andréia confessa que anda salgando tudo ultimamente, ela não sabe bem porque, mas isso está acontecendo.

DEPOIMENTOS, CONFISSÕES E DESABAFOS

Odilon, o que aconteceu entre você e a Andréia?
Odilon diz que entre eles começou a rolar uma distância, eles preferiam não estar junto quando estavam com o grupo, para Odilon era constrangedor ficar com Andréia na frente do grupo, tinha a Rita que estava sempre com o Caco...e depois aconteceu dele se apaixonar pela Lilla. Ela, a Andréia se adiantou e terminou com ela.

Andréia porque você terminou com o Odilon?
Porque ele não podia estar comigo junto dos outros amigos, tinha sempre essa coisa de querer esconder, não sei o que era...

Fala de verdade porque você terminou com o Odilon?
Na verdade terminei porque a gente não tinha afinidade sexual, não rolava legal, na cama. E isso é muito importante

Odilon porque você é ainda tão apaixonado pela Andréia?
Não sei porque, não sei..mas eu sou. Acho ela misteriosa, ela me desconcerta, não é racional, eu já fui muito escroto, isso é foda e eu tenho medo de todo os foras que ela me dá, as vezes acho ela fria, as vezes escrota, as vezes eu acho ela calada demias e me dá vontade de dar um tapa na cara dela e dizer acorda. Quando eu estou ela não está, quando ela está eu não estou. Eu amo tanto ela...

Rita fala da sua relação com o Inácio....
Acho o Inácio muito carismático, acho que ele vai achar uma mulher ótima, eu quero arrumar o casamento dele.Eu gosto muito dele.

Inácio fala da sua relação com a Rita
A Rita é a pessoa que eu mais me identifico, ela tem uma diferença de idade e ela ocupa na minha vida um lugar de mãe que eu não tive. Ela se preocupa comigo. O Caco tem ciúmes de mim, ele não entende a nossa relação, ele não entende quando a gente se abraça, ele deixa claro a distância...nunca foi simpático comigo.

Cecília fala da sua relação com a Rita
Eu gosto muito dela, ela é uma pessoa frágil mas ao mesmo tempo traz uma segurança. Uma segurança em relação a amizade. Ela me irrita quando ela não consegue assumir as coisas, a Rita é uma corrupta porque ela tende pra onde tem força porque ela precisa se apoiar, se agarra nas pessoas que estão próximas e nunca diz de fato o que está sentindo.

Rita, o que você acha de tudo que a Cecília disse?
A Cecília sempre me tratou como o maior carinho, as vezes ela fala coisas que eu não entendo, ela fala que eu sou corrupta, eu não sei, não faço nada, o Caco que mexe nas coisas e me ajuda, eu só peço umas dicas pra Cecília e ela acha que isso é corrupção..eu não entendo.

O que é a Rita pra você Andréia?
Gosto muito dela, a Rita só me irrita quando quer se meter na cozinha, coisas de dona de casa e que não dá.

O que é a Rita pra você Odilon?
A Rita é uma fofa não tem quem não goste dela, só que eu acho que o buraco dela é mais embaixo. Ela quer sempre agradar a todo mundo, isso é fofo, mas eu as vezes tenho necessidade de ver a mulher que ela é, porque ela é mulher pra caralho.

Inácio quer saber como os amigos lidam com a questão do dinheiro, se eles tem dificuldade de ver o Inácio com dinheiro, ganhando um bom dinheiro.
Cecília não se incomoda
Rita acha maravilhoso ele ter conquistado esse lugar
Andréia acha ótimo o lugar do Inácio e adora o momento em que ela se encontra, ela tem a independência dela e isso é o mais importante
Odilon não se incomoda com o fato do Inácio ganhar dinheiro, ele se incomoda com a maneira como Inácio lida com o dinheiro. Odilon recorda do dia em que Inácio disse que estava vendendo celulares de uma loja que era dele e depois Odilon veio a saber que Inácio mentiu, a loja não era dele ele, ele apenas trabalhava na loja.

Inácio diz que não foi uma questão de mentira, a loja não era dele no papel, mas era ele quem comandava tudo ali, era apenas uma questão jurídica que ainda não tinha se acertado. Inácio aproveita para dizer que não gosta da forma como Odilon vive, Inácio se incomoda porque Odilon diz que não liga pra dinheiro mas na verdade isso é mentira, Inácio acha que Odilon devia ganhar dinheiro no blog e se chateia ao ver o amigo com camisa rasgada.