Depois da demolição do Teatro Glória e da venda do Teatro da Galeria para uma academia de ginástica, o vereador Carlos Caiado, do DEM. apresentou um projeto de lei na Câmara dos Vereadores proibindo o desaparecimento de qualquer teatro da cidade sem que seja prevista a construção de um outro do mesmo tamanho.
De acordo com o projeto, "a demolição de salas de espetáculos teatrais no município, tenham elas finalidade comercial ou não, somente poderá ser autorizada pelos órgãos competentes municipais quando houver comprovação de que o novo imóvel a ser construído no local conterá uma sala de espetáculos teatrais com, no mínimo, a mesma capacidade de público do teatro demolido. Respeitado o uso permitido pelas normas de zoneamento, e havendo interesse do Poder Público, poderá ser permitida a construção da nova sala de espetáculos teatrais em local diverso do imóvel a ser demolido."
Segundo o projeto de lei, será "vedada a transformação de uso das salas de espetáculos teatrais para quaisquer outras atividades, salvo se o interessado comprovar a abertura de outra sala com a mesma capacidade de público da que pleiteia a alteração."
http://oglobo.globo.com/cultura/xexeo/posts/2010/11/12/vereador-quer-proibir-demolicao-de-teatros-no-rio-340082.asp
http://oglobo.globo.com/cultura/xexeo/posts/2010/11/12/vereador-quer-proibir-demolicao-de-teatros-no-rio-340082.asp